Registo Oncológico de Tumores do Aparelho Locomotor
O RONTAL, Registo Oncológico Nacional de Tumores do Aparelho Locomotor, é um projecto da responsabilidade da Secção de Tumores da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT).
Foi elaborado com o intuito de identificar e registar todos os casos de doença do foro oncológico com repercussão sobre o aparelho locomotor (ossos e tecidos moles), tanto de doenças primárias, benignas ou malignas, como outras doenças tumorais com extensão aos ossos.
A identificação e registo de cada caso permite obter dados com valor epidemiológico e avaliar a necessidade de disponibilização de recursos humanos, para efectuar o estudo e tratamento, assim como dados com valor estatístico, para estudos com valor científico.
O registo será efectuado por médicos, de qualquer unidade de saúde, após a observação do doente, e que enviará um formulário (constante deste site), para a Secção de Tumores da SPOT.
O projecto RONTAL foi apresentado pela primeira vez no Congresso Nacional de Ortopedia, que decorreu em Vilamoura em Novembro de 2006 e posteriormente aprovado, por unanimidade, em Reunião da Secção de Tumores da SPOT, realizada em Condeixa-a-Nova em Dezembro de 2007.
Autorização da CNPD para o RONTAL